veja dicas para sair das dívidas
Quitar as dívidas e sair do vermelho é um desafio para muitos brasileiros. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgados em janeiro de 2023, 77,9% das famílias brasileiras declararam estar endividadas no ano passado, a maior porcentagem já registrada.
Alguns fatores contribuíram para esse cenário, como a instabilidade econômica no país e no mundo, guerra na Ucrânia que afetou preços de commodities e a falta de planejamento financeiro das famílias brasileiras, que não têm estímulos à educação financeira.
Apesar desse cenário muitas vezes parecer sem solução, com algumas medidas é possível organizar as finanças, quitar as dívidas e sair do vermelho.
Por isso, nesse conteúdo, vamos compartilhar dicas importantes de como sair do vermelho de uma vez por todas e realizar um planejamento financeiro impecável. Dê adeus às dívidas!
Como quitar as dívidas e sair do vermelho?
Uma das piores sensações nesse tipo de situação é sentir que está perdendo o controle sobre sua vida financeira – essa é a sensação de estar endividado.
Todos os dias as contas aumentam porque os juros não param de multiplicar a dívida. O seu nome fica “sujo” e seus objetivos de vida são adiados. Tudo se soma e torna-se uma bola de neve de dívidas e problemas.
É uma situação complicadíssima, que tende a aumentar e se intensificar, caso não haja um momento de reflexão e mudança de comportamento.
É possível, sim, sair das dívidas e respirar tranquilamente. Mas você deve estar disposto a se organizar financeiramente e seguir o planejamento.
Como sair do vermelho ganhando pouco?
Essa é a principal dúvida dos endividados: afinal, como pagar dívidas antigas, se já é difícil arcar com os custos de vida do dia a dia?
Com alguns ajustes e uma boa organização e planejamento financeiro, é possível quitar todas as dívidas e sair do vermelho. Mas, para isso, é necessário manter uma boa organização e disciplina.
Uma dica importante é tentar negociar e parcelar as suas dívidas, para que você consiga ir pagando o que deve aos poucos, sem prejudicar seus outros compromissos financeiros.
Claro, será preciso cortar gastos e não fazer novas dívidas nesse período, mas após renegociar, você já terá as restrições retiradas do seu nome.
Como dito acima, não será um caminho fácil. Mas é importante quitar todas as dívidas e organizar suas finanças para manter uma relação saudável com seu dinheiro. A cada passo que der, você estará mais próximo do alívio e paz de não dever para ninguém.
Então poderá planejar o futuro e começar a construir seu próprio patrimônio. Isso seria maravilhoso, não é mesmo?
Então vamos às dicas para sair das dívidas.
- Mapeie todas as suas dívidas
- Organize suas finanças
- Negocie suas dívidas
- Quite as dívidas priorizando as com maiores juros
- Corte e priorize seus gastos
- Tenha uma renda extra
- Siga o planejamento financeiro
- Evite novas dívidas
- Construa uma reserva de emergência
- Mantenha a organização financeira
- Comece a investir
- Trabalhe suas emoções
Yorumlar