top of page
Foto do escritorNano Invest

Reserva de emergência



 

o que é e como criar uma.


 

Sabe aquele dinheiro guardado que pode salvar as contas no final do mês depois de um aperto? Pois é, este valor é o que se conhece como reserva de emergência ou reserva financeira. É um valor importante que se guarda para momentos de eventuais necessidades e imprevistos que possam acontecer.

No Brasil, no entanto, a cultura de educação financeira ainda não é tão difundida, por isso milhões de brasileiros continuam sofrendo para pagar contas. Muitos deles, inclusive, sequer conseguem juntar dinheiro para esses momentos de necessidade. Quando não se tem uma reserva de emergência, tanto o presente quanto o futuro das famílias ficam comprometido. Esse é um dos erros que você precisa evitar.


O que é reserva de emergência?

A reserva de emergência é um investimento de curto prazo, já que tem a função de garantir o resgate imediato em caso de necessidade. Porém, isso não implica em deixar o dinheiro se desvalorizar. Então, a primeira dica sobre reserva de emergência é: invista em em renda fixa pós-fixada ao invés da poupança. Através de plataformas você não paga nada para abrir conta e nem para investir nesse tipo de aplicação.

Para ter um futuro mais tranquilo, ter guardado um valor em dinheiro é fundamental. Afinal, nunca se sabe quando imprevistos podem acontecer, e se antecipar a eles é a chave para evitar problemas com dívidas.


Por que uma reserva de emergência?

O primeiro passo para quem quer ter segurança no futuro e organizar as contas é a construção de uma reserva financeira. E essa regra vale para todo e qualquer investidor, desde o mais conservador até o mais agressivo, afinal, todo perfil de investidor precisa formar a sua reserva para emergências. O que vai mudar é o tamanho de reserva e o tamanho dos demais investimentos. Mas algo não muda: primeiro é preciso garantir o dinheiro que pode ser usado em emergências, e depois somente ir atrás de mais rentabilidade e diversificação.

A partir do momento que você formar sua reserva de emergência, vai perceber que estará preparado para qualquer imprevisto. E quando falamos em imprevistos, a lista pode incluir o aumento da família, um novo emprego, nova profissão, mudança de cidade ou país, abertura de empresa própria e muito mais.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page