top of page
Foto do escritorNano Invest

Qual o seu perfil de investidor?



 

Conservador, moderado ou agressivo? entenda as diferenças e invista com mais segurança


 

Conservador

Esse investidor prioriza a segurança em suas aplicações. Em sua diversificação de investimentos, o conservador deve manter a maior parte da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco, como por exemplo: tesouro direto, CDB, LC, LCI/LCA e fundos de Renda Fixa, ou seja, está disposto a abrir mão de rentabilidade em troca de mais segurança e liquidez.

Logo, produtos de renda fixa, com rentabilidade previsível, são mais adequados para esse tipo de perfil. Porém, nada o impede de arriscar em alguns produtos de renda variável, por exemplo, os fundos imobiliários que permitem investimentos no setor imobiliário com pouco dinheiro, promovem diversificação na carteira de investimentos, são isentos de imposto de renda e possuem liquidez.


Moderado

Esse investidor está entre os conservadores e os arrojados. Ele gosta de segurança, mas já possui tolerância a riscos de longo prazo. Assim, opta por investimentos mais arriscados dependendo da situação.

Esse perfil de investidor possui mais conhecimento do mercado assim, o perfil moderado procura equilibrar rentabilidade com risco.

É um investidor que tem a segurança da Renda Fixa, mas também aplica parte de seus recursos em Renda Variável, buscando retornos acima da média do mercado.

Embora concentre o maior volume de seus investimentos em investimentos conservadores, admite perdas até certo limite.

Assim, é um dos tipos de investidores com expectativa de retorno em médio e longo prazo.


Arrojado

Esse perfil de investidor é mais agressivo entende que as perdas a curto prazo são momentâneas e necessárias para aproveitar lucros mais altos a longo prazo.

Mesmo sendo arrojado, é muito recomendado que o investidor tenha uma reserva de emergência para situações do cotidiano que demandem dinheiro a curto prazo.

O investidor arrojado possui conhecimento de mercado, busca sempre boa rentabilidade e aceita exposições medianas ao risco em busca de ganhos maiores que a inflação a médio e longo prazo, mesmo com riscos. É o investidor que prefere aplicar seus recursos em ações de empresas que oferecem maior probabilidade de retorno para aumentar seu patrimônio.

Possui preparo técnico e emocional para acompanhar as oscilações do mercado, pois busca acumular ganhos altos que superam a média.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page