top of page
Foto do escritorNano Invest

O que é IGP-M



 

como ele afeta os investimentos

 

Você já ouviu falar sobre o índice IGP-M?

IGPM trata-se de um importante índice de preços que, além de afetar o seu custo de vida, pode impactar os seus investimentos.

Nesse conteúdo, vamos te explicar tudo sobre o índice.


O que é IGPM?

Para entender o que é IGP-M, primeiramente, vamos entender o que significa a sigla, que é Índice Geral de Preços do Mercado.

O IGP–M é um indicador usado para medir a inflação de vários estágios da economia, desde os preços pagos no atacado até o consumidor final e é composto por outros 3 índices, que explicaremos mais adiante: o IPA (60%), o IPC (30%) e o INCC (10%).

Seu funcionamento é diferente do IPCA, que é um índice de preços voltado apenas para o consumidor, e que serve para representar o consumo de famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.

O indicador IGP-M é importante para a economia do país e, por isso, é importante conhecê-lo ao fazer investimentos de curto, médio e/ou longo prazo.

Agora que você já sabe o que é IGP-M, vamos falar sobre como ele funciona?


Como funciona o IGPM?

(Como já falamos, o IGP-M é o Indicador Geral de Preços do Mercado bastante importante para entender a economia do país.

Ele leva em consideração os itens do cotidiano como comida, transporte e vestuário, monitorando-os para avaliar suas movimentações de preço.

Quanto maior for o preço desses itens, mais o indicador sobe, e vice-versa.

Quando ocorre o aumento, significa que o ‘dinheiro está valendo um pouco menos’. Afinal, os seus rendimentos não são corrigidos pela inflação.

Se o investidor analisar o IGPM, juntamente com outras informações e dados, como o IPCA, taxa Selic e outros, é possível prever movimentações no mercado).

Outro ponto importante para mencionarmos é que o IGPM é usado para o reajuste anual de contratos de aluguel. Ou seja, uma vez ao ano, o dono do imóvel corrige o valor mensal de acordo com o IGPM do ano anterior.

Veja outras contas que podem sofrer reajustes de acordo com o IGPM:

  • Energia elétrica;

  • Escolas e universidades;

  • Alguns tipos de seguros;

  • Alguns planos de saúde.

Através dele temos um forte indicativo de variação dos preços da economia.

Quando o número cresce além do esperado, é certo que o efeito em cascata fará com que as famílias tenham suas condições de compra reduzidas, diminuindo assim o consumo no mercado que impacta na produção e desemprego.

É possível acompanhar o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) diretamente no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a instituição responsável pelos dados.


Como o IGPM é calculado

Após entender o que é IGPM e para que serve, é preciso aprender a calculá-lo para um conhecimento completo!

Para poder calcular o IGPM, é preciso coletar os preços no mercado.

Para isso, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) coleta essas informações no Brasil todo, englobando os preços praticados em muitos setores da economia como a indústria, construção civil, agricultura, comércio varejista e serviços profissionais prestados a lares.

Essa coleta começa no dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de referência.

Depois disso, a cada 10 dias, a FGV divulga as variações prévias que comporão o índice do período todo, juntamente com o índice IGPM acumulado.


Como o IGP-M afeta os investimentos

O IGPM afeta os investimentos que não estão protegidos contra a desvalorização da moeda, principalmente os de longo prazo.

Portanto, é possível que a rentabilidade ou até mesmo parte do patrimônio seja comprometida.

Por exemplo, você possui uma aplicação que rendeu 12% no ano, mas o IGPM ou IPCA foi de 10%, então, sem calcular impostos e possíveis taxas, na verdade a sua rentabilidade foi de apenas 2%.

Percebeu como é importante levar em consideração a inflação de investir?

Para que você não comprometa uma parte muito grande do seu patrimônio, é importante possuir uma reserva de emergência e diversificar!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page