como identificar oportunidades?
Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são opções vantajosas de investimentos para quem deseja diversificar seu portfólio e ter uma renda mensal.
Com os FIIs, você pode investir no mercado imobiliário, obter todos os benefícios de um imóvel físico e ainda desfrutar de outras vantagens, como a liquidez.
Contudo, é preciso cautela para entender o funcionamento do mercado, quais as vantagens e os FIIs mais indicados para a sua carteira e, por isso, preparamos esse conteúdo para você.
Mas antes iremos retomar alguns pontos importantes sobre o tema para que você possa ir mais longe no seu aprendizado.
Os Fundos Imobiliários (FIIs) são fundos de investimentos repartidos em cotas negociadas na Bolsa de Valores (B3), utilizados para compra ou venda de imóveis que serão utilizados para locação ou arrendamento, ou para o investimento em dívidas do setor imobiliário.
Ao menos 95% de toda a renda arrecadada no fundo semestralmente é igualmente distribuída entre as cotas mensalmente e o investidor recebe de acordo com o número de cotas que possui. Assim, todo patrimônio em nome do fundo é somado e dividido em cotas.
Quando você investe em FIIs, torna-se automaticamente um cotista, mas isso não significa que você se torna proprietário do imóvel no qual investe.
Os fundos imobiliários têm uma gestão especializada, que acompanha o desempenho do fundo e faz as mudanças necessárias com o objetivo de conseguir os melhores resultados.
Os gestores são os responsáveis pelas decisões que envolvem os imóveis oferecidos no fundo imobiliário. Assim, ele decide quais imóveis comprar ou construir e é responsável pelo repasse dos rendimentos, reinvestimentos e pagamento dos tributos.
Esse tipo de investimento é uma boa escolha para quem busca investir no setor imobiliário com tranquilidade e o nosso conteúdo irá te ajudar a dar o primeiro passo para investir em FIIs.
A partir de agora você irá aprender a identificar os melhores fundos imobiliários do mercado e montar sua carteira de investimentos com segurança e rentabilidade do seu jeito.
Boa leitura!
Como encontrar os melhores FIIs?
Para descobrir quais são os melhores fundos imobiliários para você, é preciso considerar alguns aspectos de cada tipo de fundo.
Comparando os pontos entre diferentes FIIs, é possível estabelecer um ranking FII de acordo com o que você elencar como mais ou menos importante.
Porém, é válido lembrar novamente que o rendimento passado não garante rendimento futuro.
Isso porque, como foi colocado, trata-se de um investimento de renda variável e a rentabilidade de investimentos desse tipo não é previsível e está sujeita à volatilidade.
Assim, elencamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração no momento de analisar os melhores Fundos Imobiliários. São eles:
Setor
Histórico da Gestora
Liquidez
Dividend Yield
Preço
Setor
É sempre interessante avaliar, na hora de escolher o fundo imobiliário que mais se encaixa com o seu perfil de investidor e a sua carteira, a qual setor ele pertence.
Assim, é possível considerar qual é a perspectiva futura desse setor e ter uma visão mais coerente em relação ao que pode acontecer no futuro.
Por exemplo, se o fundo tem agências bancárias e esse setor está em queda, talvez não faça sentido investir num imóvel que pode parar de ter inquilinos em breve.
Histórico da Gestora
Para escolher qualquer tipo de fundo, incluindo os que seriam os melhores fundos imobiliários para o seu perfil, é muito importante conhecer a gestora que está por trás dele.
É ela quem irá administrar seus investimentos e fazer as escolhas de onde investir.
Portanto, é importante pesquisar o site do fundo, conhecer a reputação da gestora e pesquisar informações sobre o gestor e sua equipe.
Liquidez
Analisar a liquidez de um fundo imobiliário é fundamental para entender se o fundo é fácil de negociar.
Um FII com boa liquidez pode ser vendido rapidamente. Os FIIs são fundos com cotas limitadas e, diferente das ações, possuem uma liquidez menor, então é preciso analisar esse fator no fundo que você for escolher.
Geralmente fundos com um grande patrimônio, na casa dos bilhões de reais, são fundos mais líquidos por terem mais cotas disponíveis sendo negociadas diariamente.
Dividend Yield
O Dividend Yield (DY) é o cálculo de rentabilidade do fundo imobiliário. Ele mede a relação entre os dividendos e a cotação atual do ativo. Quanto maior for o rendimento em relação ao preço da cota, maior será o DY.
Para calcular o DY é só dividir o valor dos rendimentos do último ano pela cotação atual das cotas do fundo.
Preço
Com base no preço, conseguimos encontrar quais são os melhores fundos imobiliários, os mais descontados, para a sua carteira.
Alguns indicadores como o P/VP podem ajudar a entender se um fundo está caro ou barato em relação ao seu patrimônio, por exemplo.
Commentaires